Rotulagem de Alimentos embalados

Compreende as informações em alimentos embalados. Segundo RDC 259/2002, se aplica em “todo alimento que seja comercializado, qualquer que seja sua origem, embalado na ausência do cliente, e pronto para oferta ao consumidor”, portanto é obrigatória (salvo em condições previstas na mesma lei) e passível de penalidades, caso não seja cumprida. Segue exemplo ilustrado:

Informação tabela nutricional

Dentre as informações apresentadas nos rótulos de alimentos embalados, a tabela nutricional indica o Valor energético e o teor de nutrientes como Carboidratos, Proteínas, Gorduras, Fibras, Sódio, entre outros, e sua relação com os Valores Diários recomendados pela legislação. Segundo RDC 360/2003, a “rotulagem nutricional facilita ao consumidor conhecer as propriedades nutricionais dos alimentos, contribuindo para um consumo adequado dos mesmos”. Abaixo, uma ilustração de modelo padrão de tabela nutricional, ,modelo vertical A:

O impacto da rotulagem nas vendas

A rotulagem adequada com as informações nutricionais dos alimentos é fator chave para atrair e manter clientes, pois inspira confiança sobre o fornecedor e auxilia o consumidor em suas escolhas. Mais do que atender legislações, é respeitar o consumidor e evidenciar-se no mercado.